Temos como missão primar pela educação de qualidade considerando os aspectos individuais de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem.
Para tanto, utilizaremos diversas estratégias com aulas atrativas e dinâmicas em um ambiente saudável e propício à aprendizagem, objetivando assim, a aquisição do conhecimento através da participação ativa do aluno.
Estimularemos ainda o desenvolvimento da autonomia, a parceria família-escola e o convívio com a diversidade, favorecendo a formação de cidadãos aptos à realidade social.
Pais muito satisfeitos ou satisfeitos com a escola.
Veja o Estudo CompletoTanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, deverá ocorrer de forma a ressaltar sempre a ação do aluno e o seu papel na interação social. Portanto a construção de conhecimentos pelos alunos deverá ocorrer em situações de interação social, onde o professor é o mediador, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens e o aluno participante do processo através de suas ações.
As individualidades e a diversidade, dos participantes do processo ensino-aprendizagem, deverão ser respeitadas em todos os momentos. As diversas experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do processo devem contribuir para a formação de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.
A avaliação deve ser entendida como um conjunto de ações cujo objetivo é a orientação da intervenção pedagógica visando o aprimoramento do trabalho escolar.
No ensino fundamental a avaliação da aprendizagem deverá ser feita em função dos objetivos propostos, ser contínua e cumulativa, e exercida pelo professor durante todo o processo ensino-aprendizagem nos momentos e situações que julgar mais convenientes, utilizando-se dos instrumentos adequados.
Os alunos que não atingirem os objetivos propostos, poderão ser convocados para aulas ou atividades de recuperação, em horário extra-classe, ou ainda, serem orientados para a realização de tarefas complementares.
Na educação infantil a avaliação não será realizada para atribuir uma nota ou conceito ao aluno, para fins de promoção ou retenção. O processo de avaliação será contínuo, assim todas as atividades que a criança realiza na escola são utilizadas para avaliar o desenvolvimento do aluno.
As atividades abaixo são extracurriculares e têm o objetivo de enriquecer e diversificar a grade curricular, porém não são de caráter obrigatório.
Na realidade atual, a atuação da escola na modalidade digital é uma alternativa para dar continuidade ao ano letivo, diminuindo o impacto da crise no contexto escolar. Sendo assim, é possível perceber os benefícios dessa nova... [leia mais]
As aulas expositivas correspondem a um modelo de ensino explorado por muito tempo e por muitas escolas. Dessa maneira, o professor é o único responsável por conduzir a aula e os alunos participam... [leia mais]
“Bom seria se tudo pudesse ser aprendido vendo e fazendo, ao invés de lendo livros e prestando atenção nas aulas. Também seria bom se tudo o que tivéssemos de aprender fosse incrivelmente interessante no momento em que estamos aprendendo. E seria... [leia mais]
Há um consenso que dominar um segundo idioma, principalmente o inglês, abre diversas portas e com isso o ensino bilíngue tem sido bastante procurado pelos pais que buscam escolas para seus filhos... [leia mais]
O P.E.I. visa estimular a competência para aprender e desenvolver funções cognitivas e atitudes positivas, para o processo contínuo de aprendizagem e trabalho. Utiliza a metodologia da mediação, estimulando o gosto pela... [leia mais]
A escola Agnus Dei oferece período integral sem jantar. Muitos pais nos questionam, querem saber por que não oferecemos o Jantar. Acredito que o horário das refeições é um momento importante para a... [leia mais]
Ajude seu filho a espantar aquele soninho que ele tem pela manhã e a render mais na escola
Todo dia é a mesma história: o adolescente acorda e se levanta, mas continua tão sonolento que mal consegue se agüentar em pé...[leia mais]
O início da vida escolar de uma criança é um passo importante no seu desenvolvimento e deve ser acompanhando de perto. A parceria entre escola e família neste caso é fundamental. O período de adaptação é delicado e, por... [leia mais]
“Temos sempre nossa parcela de contribuição naquilo de que padecemos.”
Essa frase de Freud nos leva a refletir sobre a questão do desenvolvimento moral de nossos filhos e o quanto estamos implicados nas... [leia mais]
Uma família não nasce pronta ela se constrói aos poucos, com muito amor entre seus integrantes.
A estrutura familiar mudou muito nos últimos anos em conseqüência da vida moderna. Hoje não podemos mais definir família somente... [leia mais]
Alimentando seu filho, caso ele não faça todas as refeições na escola. Os escolares têm a necessidade de realizar todas as refeições. - O café da manhã é essencial para fornecer...[leia mais]
A importância da aprendizagem e da prática do Xadrez na infância e na adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas realizadas tanto em países desenvolvidos como em países de terceiro mundo... [leia mais]
A escola de seu (sua) filho(a) é uma ESCOLA LEGAL ?
O Sieeesp (sindicato das escolas particulares do Estado de São Paulo) está lançando a campanha "ESCOLA... [leia mais]
Enquanto educadores e pais devemos dar oportunidade às nossas crianças para o seu crescimento emocional.
A afetividade é a base sobre a qual se constrói o conhecimento racional...[leia mais]
Ensinar é uma tarefa bastante complexa, principalmente quando existe o comprometimento com a adaptação da escola às mudanças da sociedade, o que significa uma atualização constante. O trabalho com projetos aproxima a escola do...[leia mais]
A escolha de uma escola é uma tarefa bastante difícil, apesar de muitas pessoas não considerarem isto como um fato verdadeiro.
Nesta minha primeira mensagem, eu não poderia deixar de comentar sobre este assunto...[leia mais]
Muitos pais ao procurarem uma escola perguntam qual o método utilizado pela instituição de ensino. Outros não sabem muito bem o que é, mas ouviram dizer que o construtivismo é o melhor método e procuram por escolas que trabalham... [leia mais]
A Escola Agnus Dei iniciou suas atividades em 03 de agosto de 1991, com o objetivo de oferecer aos pais uma nova opção na área da Educação Infantil, onde o profissionalismo seria o grande diferencial. Portanto, mesmo não existindo na época, uma legislação específica para a Educação Infantil, a Escola se preocupou desde o começo com a excelência nos procedimentos educacionais, e principalmente com a formação e qualificação dos profissionais, que compunham o seu grupo de colaboradores. Oferecer aos pais uma Escola de Educação Infantil onde a criança pudesse brincar e aprender, um local para a construção não só do conhecimento, mas principalmente do seu desenvolvimento global, foi o nosso primeiro e grande objetivo.
No entanto, o crescimento da escola acompanhado por uma significativa qualidade de ensino, motivava os Pais a solicitarem frequentemente, que a Escola oferecesse a continuidade nos estudos. Assim, após a elaboração de um planejamento para a ampliação dos serviços oferecidos, onde não fosse comprometida a qualidade, a imagem e a confiança conquistada até aquele momento, implantamos em 2002 o Ensino Fundamental I e com uma inovação: aulas de Xadrez para alunos desse curso. Neste mesmo período, ampliamos a quantidade das atividades extras oferecidas. O Ensino Fundamental II passou a ser oferecido a partir do ano de 2008, e também com inovações: PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental e aulas de Ética.
Apesar das inúmeras mudanças que ocorreram em nossa história ao longo destes anos, e muitas que ainda virão, a Escola Agnus Dei mantém ainda muito presente o seu diferencial: profissionalismo, traduzido em qualidade, confiança, inovação e principalmente respeito à individualidade.
FecharTemos como missão primar pela educação de qualidade considerando os aspectos individuais de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem. Para tanto, utilizaremos diversas estratégias com aulas atrativas e dinâmicas em um ambiente saudável e propício à aprendizagem, objetivando assim, a aquisição do conhecimento através da participação ativa do aluno. Estimularemos ainda o desenvolvimento da autonomia, a parceria família-escola e o convívio com a diversidade, favorecendo a formação de cidadãos aptos à realidade social.
FecharA Escola Agnus Dei, ao definir seus objetivos futuros coloca em primeiro lugar a manutenção da essência dos seus princípios, ou seja, o profissionalismo, traduzido em qualidade, confiança, inovação e principalmente respeito à individualidade; e assim deseja expandir no médio prazo seus serviços educacionais principalmente ampliando o número de cursos oferecidos, consequentemente aumentando a oferta de vagas; e se tornar conhecida e reconhecida em toda a Região como uma escola de excelente qualidade de ensino.
FecharA Escola Agnus Dei acredita no trabalho em equipe como forma de alcançar seus objetivos e resume em 10 princípios as suas Crenças e Valores:
1 - Qualidade no serviço educacional oferecido,
2 - Respeito à individualidade dos alunos,
3 - Excelência no atendimento aos pais, alunos, e toda comunidade,
4 - Profissionalização dos procedimentos,
5 - Capacitação permante dos colaboradores,
6 - Investimento nas instalações e nos equipamentos de trabalho,
7 - Fortalecimento do grupo de trabalho com respeito mútuo e transparência,
8 - Excelência no ambiente de trabalho,
9 - Crescimento profissional e institucional,
10 - Valorização das pessoas, pois sem estas não existem empresas.
A Educação Infantil tem por objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar e o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, lingüístico, moral e social, estimulando o interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade, promovendo a ampliação de suas experiências, respeitando as características individuais e de cada faixa etária, complementando a ação da família e da comunidade.
Entendemos que a educação infantil, devido as particularidades do desenvolvimento das crianças, cumpre duas funções importantes : cuidar e educar, complementando os cuidados e a educação realizados na família.
Educar, portanto, significa propiciar situações , brincadeiras e aprendizagens orientadas (atividades que dependem de uma intervenção direta do professor), de forma integral e que possam contribuir para o desenvolvimento global da criança. Neste contexto a educação auxilia no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais,cognitivas, estéticas e éticas.
Cuidar, significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Portanto, cuidar da criança é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está em contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, visando à ampliação deste conhecimento e conseqüentes habilidades, que aos poucos tornarão a criança mais independente e mais autônoma.
FecharO Ensino Fundamental, de acordo com o artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico :
O pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
O fortalecimento dos vínculos de família e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
O currículo do Ensino Fundamental constituído de uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada tem como norteadores de suas ações e práticas pedagógicas:
I - Os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;
II -Os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à ordem democrática;
III -Os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.
A Base Nacional Comum visa à aquisição de conhecimentos que integrem o aluno na cultura e na sociedade, referindo – se ao conjunto de conteúdos mínimos das Áreas de Conhecimentos articulados aos aspectos da vida cidadã, preponderando sobre a Parte Diversificada.
A Parte Diversificada compreende conteúdos complementares integrados à Base Nacional Comum.
O currículo do Ensino Fundamental contemplará a relação entre:
a) a Vida Cidadã, temas transversais, através da articulação entre seus aspectos de: Saúde, Sexualidade, Vida Familiar e Social, Meio Ambiente, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Cultura, Linguagens;
b) as Áreas de conhecimentos de: Língua Portuguesa Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Arte, Educação Física.
Língua Estrangeira Moderna constará da parte diversificada do currículo.